TESTE

quarta-feira, 9 de março de 2011

O ENEM

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) iniciou suas atividades em 1998 com o objetivo de aferir os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o ensino médio. A prova aplicada continha 63 questões objetivas e uma redação.  A média do aluno era obtida somando-se a nota da prova objetiva e da redação e dividindo por 2.

 Ex: PO(60) + R(70) / 2 = 65 de média.

Ao longo dos anos a avaliação foi ganhando importância, sendo utilizada sua nota para ingresso no ProUni (programa universidade para todos), que foi instituído em 2004 com o intuito de fornecer acesso ao ensino superior privado para alunos de baixa renda . Posteriormente passou a ser integrado ao vestibular de grandes universidades públicas, constituindo parte da nota.
Tendo já completado uma década de atividades, o MEC(Ministério da Educação), responsável pelo exame, em 2009 criou um novo modelo de exame. Passou a ser formada por 180 questões divididas em quatro competências(Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Matemática e suas Tecnologias/Ciências Humanas e suas Tecnologias), 45 para cada área do conhecimento e uma redação. Utilizando o TRI*(Teoria da Resposta ao Item) como critério de avaliação. Obtêm-se  a média na prova da seguinte forma: somando as notas obtidas nas quatro competências, mais a redação e dividindo por 5.

Ex:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias=>750
Ciências da Natureza e suas Tecnologias=>600
Matemática e suas Tecnologias=>700
Ciências Humanas e suas Tecnologias=>750
Redação=>700

750 + 600 + 700 + 750 + 700 = 3500
3500 / 5 = 700 de média.

Com essa nota, o aluno pode se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificada) e concorrer a uma vaga em instituições de ensino superior  federais, estaduais e bolsas integrais ou parciais nas Instituições privadas.

*A nota acima foi obtida através de uma média aritmética simples, algumas instituições de ensino superior atribuem pesos diferentes entre as áreas do conhecimento, a depender da afinidade entre a área e o curso escolhido. Nesse caso, a nota sofre uma variação.


Entenda como é obtida a nota no ENEMClick aqui.


Dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo.

43 comentários:

A pessoa qeu tirar abaixo de 700 pontos ainda pode entrar em outra faculdade para fazer outro curso ou so entra em faculdades se tirar 700 pontos???

Quanto é a media em Psicologia ? UFMG
é muito dificil conseguir esses 700 ?

Olá anônimo, tudo bem? Referente à note obtida no ENEM, ela lhe garantirá uma aprovação, uma vez que, você esteja entre os primeiros colocados dentro do limite de vagas.
Se são 60 vagas, você tem uma nota de 550 e somente 59 candidatos(as) tem uma nota maior que a sua, você ocupará a vaga de número 60. Mas você só saberá se passou quando for divulgado o resultado, porque durando o processo de inscrição a nota necessária para ser aprovado(a) varia.

Espero ter ajudado.

Olá você que perguntou sobre a nota de Psicologia na UFMG. Tudo bem? Essa instituição utiliza o ENEM somente como primeira fase. O cálculo da nota é feito de uma forma diferente. Mas para você ter uma base da pontuação necessária, a nota mínima para passar na primeira fase é 36,1669 e a máxima é 57,1009. Na segunda fase você fará provas discursivas.


Espero ter ajudado.

qual é a pontuação de nutrição no enem?

Olá Anônimo, tudo bem? A nota necessária para conquistar um vaga em instituição de ensino superior pública que utiliza o SISU(Sistema de Seleção Unificada) varia de uma instituição para outra. Mas, para para tenha uma estimativa(nota aproximada), na UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo) foi necessária uma pontuação por volta de 705 para ser aprovado(a) no curso de nutrição. Se quiser ter uma estimativa de outras notas de corte(notas dos últimos classificados em cada curso), clique em SISU no menu que está localizado no topo da página. Espero ter ajudado.

eu nao sei bem como fuciona o enem , mas quero saber quanto eu preciso tirar no enem e no vestibular para entrar na ufg.medicina
quantos pontos mais ou menos

Olá Anônimo, tudo bem? A UFG (Universidade Federal de Goiás) não ofertará o curso de medicina em seu processo seletivo para o segundo semestre de 2011. A oferta de vagas em todos os cursos geralmente ocorre no fim do ano ou no início do próximo. No último vestibular, a UFG não disponibilizou vagas para o curso de medicina através do SISU(Sistema de Seleção Unificada), somente poderiam ser aprovados no curso citado os candidatos que prestassem o vestibular tradicional da instituição. Por isso não há nota de corte(pontuação necessário para ser aprovado) no SISU do ano passado para o curso de medicina na UFG. A tendência é que isso mude. Para que possas ter uma base, a nota necessária para passar na primeira fase em 2011/1 no curso de medicina foi de 62 nas vagas universais. As notas da segunda fase são informadas de maneira individual. Portanto, não há uma lista com as notas da segunda fase. Preparando-se para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtendo-se uma boa pontuação, o candidato terá grandes chances de ingressar no curso de medicina em alguma IES (Instituição de Ensino Superior) que adote o SISU como forma de entrada. Desde que não se restrinja ao local onde mora caso seja aprovado em instituição distante de seu domicílio. Espero ter ajudado.

Qualquer outra dúvida, é só deixar aqui nos comentários.

numca fiz o enem como fuciona as notas na ufal-al

Sobre: numca fiz o enem como fuciona as notas na ufal-al


Olá, tudo bem? A UFAL aderiu ao SISU, portanto, utilizará a nota do ENEM 2011 para selecionar alunos para ingresso em seus cursos de graduação em 2012. Fazendo o ENEM deste ano terás a chance de concorrer à vagas em instituições de ensino superior em todo o país. Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida, é só deixar aqui nos comentários.

qual foi a nota minima para cursar ciencia da computação em universidades do estado de São Paulo?

Olá Anônimo, tudo bem? A nota de corte mais baixa no curso de Ciência da Computação no último dia de inscrições do último SISU de verão foi de 720.19 para candidatos não cotistas na UNIFESP(campus São José dos Campos). No menu(topo da página) há um link chamado "notas de corte", com ele você será direcionado(a) para uma postagem onde poderá consultar outras notas mínimas. Espero ter ajudado.

Pretendo fazer eng. civil na UFRJ, será que vou ter que obter no minimo 800 pontos no ENEM ??
A concorrência esse ano estará altíssima. Por consequência disso , acredito que a pontuação de corte tbm será alta.

Olá Anônimo, tudo bem? A UFRJ, por ter aderido ao SISU, realmente terá concorrência maior de todos os estados da federação. A nota de corte no último dia de inscrições para o SISU 2011/1(o do início do ano) no curso de Engenharia Civil da UFRJ foi de 760.95. São muitas pessoas para pouquíssimas vagas. A nota citada neste texto é referente ao sistema universal(modalidade na qual concorrem cotistas e não cotistas). E em muitos cursos sobram vagas, acarretando a convocação de suplentes(2°, 3°, 4°... chamadas até que todas as vagas sejam ocupadas). A cada chamada a nota de corte cai. As vagas estão aí. Com empenho e foco você pode conseguir. Bons estudos!

Eu gostaria muito de saber qual é a nota de corte para passar em comunicação social- jornalismo na UFMG

Olá anônimo, tudo bem? A UFMG divulgou listas de convocações dos aprovados, conforme o limite de vagas disponibilizadas no vestibular de verão 2011, onde constam a classificação e o semestre para o qual o(a) aluno(a) obteve aprovação. A consulta da nota é feita de forma individual através do site da COPEVE mediante um número de controle e senha. Portanto, não há uma lista com as notas de corte. A instituição utilizará a parte objetiva do ENEM como primeira fase. Caso alcance uma boa pontuação no ENEM, além da UFMG, poderá concorrer a vagas em excelentes instituições espalhadas pelo país através do SISU. Procure se informar, se for o caso, sobre as políticas de assistência estudantil de instituições em outros estados. Mas se o seu foco for a UFMG, mesmo não sabendo a nota de corte para o curso que almeja, vá em frente e busque uma boa preparação para que obtenha êxito em seu projeto. Não deixando de lado as outras opções disponibilizadas pelo SISU(na sessão "Notas de Corte" deste blog, você poderá consultar notas de corte aproximadas das necessárias para obter aprovação em primeira chamada de várias instituições que utilizam o SISU).

Bons estudos.

eu tirei 34pontos na prova do sábado,e 38pontos na prova do domingo,pelo gabarito,fora a redação!isso significa q eu tirei quanto nas duas provas mais ou menos?(200,400,500,sei lá...)explica aí, por favor!não entendi o sistema ainda.

Eu tirei mais ou menos 39 a 42 no enem 2009 e minha media foi 580.

Sempre quis entender como funciona a correção do Enem e nunca encontrava. Parabéns e obrigado!

Qual é a nota de corte para cursar medicina pela UFAL?
Tbm queria bastante entender como funciona o sistema de inscrição, e como vc faz pra se inscrever numa facudade depois que sair sua pontuação? Gostaria de tirar essas duvidas e outra seria otimo se vcs ajudarem, falando passo a passo. Aguardando respostas

Alguem poderia me informar alguma nota de corte passada em ciencias da computação no Prouni?

olá! Queroa sabr a média minima pra consguir entrar no curso d psicologia da UFPI(universidade federal do piaui)? Minha média é 603.01. Quais cursos posso conseguir com essa média?? Obrigada

OIE , Boa noite

Estava lendo os comentários e vi uma grande dúvida
sobre a graduação de Psicologia .
Bem , já está no final de ano e hoje dia 26 de dezembro
saiu as listas de faculdades Federais , que mostram os cursos oferecidos , porém não sei o quanto preciso
tirar em Psicologia e vi que o curso é concorrido .
Poderia tirar minha dúvida ?
Agradeços Mariana .

oi derval meu nome e Ysabela e eu fiz o enem esse ano 2011 e eu keria cursa psicologia mais eu num sei qual será a media necessari pras seguintes universidades univasf-pernenbuco e unir-rondônia, ai eu tava pensando em me escrever pra esas duas universidades tem algum problema ou so pode pra uma? outra duvida tmbm e se minha nota naum der pra psicologia eu posso mudar o curso na mesma inscrição , e cm eu vo saber pra qual curso minha nota dá!

espero resposta anciosamente obrigada

Eu queria saber quanto eu devo tirar no enem para mim consegui entra na UNIR, eu quero fazer Ciências Contábeis Noturno.

No enem quais materias contam para psicologia ? E qual e a pontuação que eu preciso ?

gostaria de saber quantos pontos tenho q atingir no enem para passar na ufes ES em odotologia?

Gostaria de saber quanto mais ou menos nota minima para sistema de informação na UFMT

Eu tirei 521,52 na media do enem 2012, gostaria de saber que cursos eu poderia fazer.

tirei 540,02 na media do enem 2012, tambem gostaria de saber os possíveis cursos qe eu poderia fazer?!

Eu queria saber, quantos pontos mais omenos eu presciso tirar no ENEM para passar para faculdade de psicologia na UFES ou na UNB??

Qual nota devo tirar no ENEM para eu poder entrar na UFRJ e fazer Engenharia Naval?

Quantos pontos preciso tirar no enem para conseguir cursar Psicologia?
...Sou do Estado do Paraná.
Grato.

Acho que uns 750,é muito difícil sim.faço medicina aqui na UFMG,e te digo uma coisa, foi muito difícil passar no vestibular.

Acho que uns 750,é muito difícil sim.faço medicina aqui na UFMG,e te digo uma coisa, foi muito difícil passar no vestibular.

Quantos pontos ė preciso tirar no enem para cursar ciéncias contabeis
Sou do interior de Sp
Desde de já, Obrigado

EU QUERO SABER COMO EU FAÇO PARA SABER MINHA MEDIA MÍNIMA E MÁXIMA PARA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA???

gostaria de saber qual a pontuação necessária para conseguir uma vaga na ufal alagoas em ciências biologicas

to muito anciosa para saber resultado do sisu

Vou fazer o Enem esse ano, para tentar o Sisu. Preciso saber qual deve ser a minha nota para conseguir uma vaga na UFJF, para cursar Farmácia ou Fisioterapia

Alguém sabe me dizer qual pontuação preciso ter no ENEM,para entrar no curso de Direito,na UFPA?

Ola , tenho 16 anos e estou quase terminando o ensino medio, e quero fazer o enem quantos pontos preciso para passar e fazer medicina ?

Postar um comentário

twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon favorites More