TESTE

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Medicina

Curso de Medicina: A Formação Básica do Médico

O principal objetivo do Curso de Medicina, o principal enfoque, é a restauração e manutenção da saúde, investindo tanto no tratamento de doenças, quanto na prevenção das mesmas. Cabe ao médico cuidar da qualidade de vida e saúde da população.
De acordo com a OMS ( Organização Mundial da Saude ), saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim em um estado de bem estar, onde a população está em plenas condições físicas, psicológicas, emocionais e até mesmo sociais.
A saúde deve ser promovida em todas as fases da pessoa, desde a infância até a maturidade, cabendo aos diversos profissionais demedicina, cuidar desta tarefa.
Considerado um curso difícil, já que a dedicação é integral ( manhã e tarde ) e com um vestibular extremamente concorrido, o curso de medicina ainda assim é o curso mais procurado nas universidades do mundo inteiro por dois motivos: primeiro por ser uma carreira belíssima, considerada por muitos a mais nobre das profissões e também pelo motivo financeiro, já que os salários de médicos estão entre os melhores do mercado.
O curso de medicina, que tem duração mínima de 8 anos para o médico poder exercer a profissão ( contabilizando o curso de medicina em sí de 6 anos e o período de residência médica de no mínimo 2 anos ), pode ser dividido em 3 fases:

1. Grade Fundamental do Curso de Medicina

Grade Fundamental do Curso de Medicina: Sessão do curso preferida pelos alunos
Nesta etapa do curso de medicina, o aluno aprende os fundamentos teóricos da carreira de médico, para posteriormente exercer a profissão na prática e ter um bom conhecimento do corpo humano e de como ele funciona.
Durante esta etapa do curso de medicina, que compreende os dois primeiros anos, as principais disciplinas estudas são: anatomia, bioquímica, biologia, biofísica, fisiologia, farmacologia, imunologia, microbiologia, patologia, histologia, embriologia, e genética, a principal delas sendo a anatomia.
Durante esta etapa do curso, a anatomia é estudada tanto do ponto de vista teórico ( livros, textos, animações 3D, figuras, etc… ), quanto do ponto de vista prático, o aluno participando de laboratórios práticos de anatomia onde o aluno estuda o corpo humano através da manipulação real de cadaveres e peças cirúrgicas.
Além das aulas práticas de anatomia humana, durante esta etapa do curso, também são realizados alguns experimentos químicos e biológicos com microscópio. Em algumas faculdades também são realizadas aulas práticas de anatomia com animais.
Em geral a grade fundamental é a parte do curso de medicina preferida entre os alunos.

2. Etapa Pré-Clínica do Curso de Medicina

Etapa Pré Clinica do Curso de Medicina: Primeiras vivências práticas do novo médico
Durante esta fase do curso de medicina o principal enfoque são as doenças e o modo com que as mesmas se manifestam no corpo humano.
A principal disciplina estudada durante esta fase é aepidemiologia ( estudo das doenças e epidemias ), o aluno estudando profundamente as diversas famílias de doenças, a sua evolução, os efeitos no corpo humano e também as melhores maneiras conhecidas pela medicina de combate-las, preveni-las e cura-las.
Esta etapa do curso medicina que em geral, também dura 2 anos, prepara o aluno para enfrentar o dia a dia prático dos hospitais.

3. Etapa Clínica do Curso de Medicina

Clínica Médica: Etapa Final do Treinamento do Novo Médico
Durante esta etapa do curso de medicina, além de estudar na faculdade, o aluno passa a atuar dentro dos hospitais fazendo plantão, sempre supervisionados por médicos formados.
Durante estes plantões, os alunos ajudam no atendimento diário dos pacientes e realizam diversas tarefas de manutenção do hospital. Nesta etapa pode-se dizer que o aluno já atua como um médico.
A principal disciplina estudada durante esta fase do curso é a semiologia( exame físico ) e também especialidades clínicas tais como hematologia, urologia, endocrinologia, cardiologia, cirurgia, traumatologia, etc…
O aluno, nesta etapa do curso de medicina, passa de um modo geral por todas as especialidades, para poder ter uma boa visão global do que é ser médico e também para entender melhor cada área e poder escolher uma especialização posterior, esta etapa, que precede diretamente a residência médica, em geral, dura 2 anos.


Fonte: Guia da Carreira.

0 comentários:

Postar um comentário

twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon favorites More