TESTE

ESTIMATIVA DAS NOTAS DE CORTE

Clique na imagem para visualizar uma tabela com as estimativas das notas de corte(pontuação do último classificado) referentes ao SISU 2011/1.

NEWSLETTER

Receba as atualizações do blog em seu e-mail.

T.R.I.(Teoria da Resposta ao Item)

Entenda como é corrigida a prova do ENEM.

INSCRIÇÕES ENEM

Últimos dias.

VESTIBULAR UFES 2011/2

Inscrições abertas.

quarta-feira, 9 de março de 2011

O ENEM

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) iniciou suas atividades em 1998 com o objetivo de aferir os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o ensino médio. A prova aplicada continha 63 questões objetivas e uma redação.  A média do aluno era obtida somando-se a nota da prova objetiva e da redação e dividindo por 2.

 Ex: PO(60) + R(70) / 2 = 65 de média.

Ao longo dos anos a avaliação foi ganhando importância, sendo utilizada sua nota para ingresso no ProUni (programa universidade para todos), que foi instituído em 2004 com o intuito de fornecer acesso ao ensino superior privado para alunos de baixa renda . Posteriormente passou a ser integrado ao vestibular de grandes universidades públicas, constituindo parte da nota.
Tendo já completado uma década de atividades, o MEC(Ministério da Educação), responsável pelo exame, em 2009 criou um novo modelo de exame. Passou a ser formada por 180 questões divididas em quatro competências(Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Matemática e suas Tecnologias/Ciências Humanas e suas Tecnologias), 45 para cada área do conhecimento e uma redação. Utilizando o TRI*(Teoria da Resposta ao Item) como critério de avaliação. Obtêm-se  a média na prova da seguinte forma: somando as notas obtidas nas quatro competências, mais a redação e dividindo por 5.

Ex:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias=>750
Ciências da Natureza e suas Tecnologias=>600
Matemática e suas Tecnologias=>700
Ciências Humanas e suas Tecnologias=>750
Redação=>700

750 + 600 + 700 + 750 + 700 = 3500
3500 / 5 = 700 de média.

Com essa nota, o aluno pode se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificada) e concorrer a uma vaga em instituições de ensino superior  federais, estaduais e bolsas integrais ou parciais nas Instituições privadas.

*A nota acima foi obtida através de uma média aritmética simples, algumas instituições de ensino superior atribuem pesos diferentes entre as áreas do conhecimento, a depender da afinidade entre a área e o curso escolhido. Nesse caso, a nota sofre uma variação.


Entenda como é obtida a nota no ENEMClick aqui.


Dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo.

Sejam bem vindos!

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje é um dia especial, pois inaugura-se um espaço que servirá de ferramenta para que muitos consigam a tão sonhada vaga em uma universidade.
     Por ser considerada uma fase turbulenta da vida, muitos encaram o ano de vestibular como um verdadeiro drama. Sim, as barreiras são grandes, o estudante oscila constantemente entre confiança e ansiedade, perde noites de sono. Mas no fim desse processo a recompensa é enorme. Se você almeja um curso, concorrido ou não, sendo o seu maior sonho ou caso ainda não tenha se decidido pela carreira que trilhará, o importante é a perseverança. E quero dividir essa palavra com vocês. Meu compromisso com o leitor é: disponibilizar um conteúdo de apoio (material didático), dicas importantíssimas que farão a diferença nessa caminhada e mantê-los informados acerca de bolsas de estudo e notícias relevantes sobre as grandes universidades do Brasil. Por fim, aproveitem as informações aqui apresentadas e sejam muito bem vindos!

O sucesso depende de você. Bons estudos!

Nos próximos Posts explicarei o funcionamento do ENEM e SISU.

twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon favorites More