TESTE

ESTIMATIVA DAS NOTAS DE CORTE

Clique na imagem para visualizar uma tabela com as estimativas das notas de corte(pontuação do último classificado) referentes ao SISU 2011/1.

NEWSLETTER

Receba as atualizações do blog em seu e-mail.

T.R.I.(Teoria da Resposta ao Item)

Entenda como é corrigida a prova do ENEM.

INSCRIÇÕES ENEM

Últimos dias.

VESTIBULAR UFES 2011/2

Inscrições abertas.

sábado, 29 de outubro de 2011

Entendendo o sistema T.R.I. (Teoria da Resposta ao Item).

     Este post destina-se a explicar de forma resumida como a pontuação é conferida a cada área do conhecimento no ENEM.

  As questões da parte objetiva são divididas em três categorias: fáceis, médias e difíceis. Cada questão, dentro de sua categoria, recebe uma pontuação específica  e não há como o candidato saber quais questões pertencem a quais grupos porque os valores são atribuídos previamente através de pré-testes(as questões são testadas em escolas de ensino médio e sobre os resultados obtidos é aplicada a T.R.I., de onde são extraídos os parâmetros para classificar as questões de acordo com o nível de dificuldade) e não são divulgados. 

   Após testadas, as questão reprovadas são descartadas ou voltam para uma revisão, as aprovados recebem os valores, de acordo com o nível de dificuldade, e vão para um banco de itens, para posteriormente comporem a prova do ENEM. 

 O T.R.I.(quando utilizado para avaliar o desempenho dos candidatos no ENEM) computa o número de acertos de questões fáceis, médias e difíceis, de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos, e o de erros da mesma forma em cada prova e, segundo o seu método de correção, indica se o candidato chutou a resposta ou realmente domina o assunto. Isso é feito com o seguinte raciocínio: se há uma grande quantidade de acertos em questões de nível difícil e um alto número de erros em questões de nível fácil, o sistema deduz que essa situação é um tanto improvável, que a possibilidade do candidato ter chutado é grande. Quando isso acontece, a pontuação final cai. O sistema é utilizado justamente para evitar chutes e com isso selecionar candidatos que estão melhor preparados.

  Portanto, não é possível saber a pontuação no ENEM somente somando o número de acertos. A pontuação final só é obtida após o T.R.I. ter sido aplicado às provas feitas.


Bons estudos!

twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon favorites More